INSTITUCIONAL

Através de contínuo intercâmbio com as melhores universidades brasileiras e institutos de pesquisa, a ENGEMASA tem completo domínio metalúrgico de seus produtos e está pronta para vencer os desafios do novo milênio.

Há mais de 40 anos mantendo valores e inovando em tecnologia.

História da ENGEMASA

Década de 70: FUNDAÇÃO

A ENGEMASA surgiu dos ideais de modernização dos anos 70, quando engenheiros da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se uniram em 1976, para fundar uma empresa de fundição de aços inoxidáveis e ligas especiais objetivando a substituição de importações.

A partir do início de operação da mesma em 1978, a ENGEMASA foi vencendo os desafios que lhe foram impostos, nacionalizando peças até então importadas com performance igual ou melhor que os concorrentes externos.

Década de 80: DESAFIOS SENDO SUPERADOS

Os desafios impostos na década de 1980, principalmente pela PETROBRAS, fizeram que a ENGEMASA adentrasse ao mercado fornecedor de barras forjadas em ligas especiais e agulhas metálicas utilizadas para reforço de concreto refratário.

Década de 90: ATENDENDO AO EXIGENTE MERCADO PETROQUÍMICO

Na década de 90, através de rigoroso relacionamento com importantes universidades nacionais e laboratórios de pesquisas, a ENGEMASA adentra ao mercado Petroquímico fornecendo fundidos estáticos em ligas de alto níquel e cromo para trabalhos à altas temperaturas. Atendendo solicitações da PQU (Petroquímica União), desenvolve tecnologia para fabricação de Tubos Centrifugados e inicia a montagem de colunas petroquímicas dentro dos mais rigorosos controles metalúrgicos de adições micro ligas, garantindo performance das mesmas para trabalhos à altas temperaturas.

Foram muitas as conquistas: Usinagem (1990), Divisão , Petroquímica & Fundição Centrífuga (1992), Certificação ISO 9001, Fundição do Ano pela 3ª vez pela ABIMAQ (1998).

A PETROBRAS e as indústrias petroquímicas nacionais passam a contar com um fornecedor genuinamente nacional com capacitação para receber os desafios crescentes deste importante Setor da Economia Nacional.

Novo Milênio: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Através de contínuo intercâmbio com as melhores universidades brasileiras e institutos de pesquisa, a ENGEMASA tem completo domínio metalúrgico de seus produtos e está pronta para vencer os desafios do novo milênio.

Os produtos são certificados pelo SGS, TUV e PETROBRAS, de acordo com a Norma ISO 9001.

70000ÁREA TOTAL (m²)
4800CAPACIDADE PRODUTIVA (ton/ano)
230COLABORADORES
25PAÍSES ATENDIDOS