Apresentação - A Engemasa

A ENGEMASA surgiu dos ideais de modernização dos anos 70, quando engenheiros da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se uniram para fundar uma empresa de fundição de aços inoxidáveis e ligas especiais objetivando a substituição de importações.

partir do início de operação da mesma em 1978, a ENGEMASA foi vencendo os desafios que lhe foram impostos, nacionalizando peças até então importadas com performance igual ou melhor que os concorrentes externos. Os desafios impostos na década de 1980, principalmente pela PETROBRAS, fizeram que a ENGEMASA adentrasse ao mercado fornecedor de barras forjadas em ligas especiais e agulhas metálicas utilizadas para reforço de concreto refratário.

Na década de 90, através de rigoroso relacionamento com importantes universidades nacionais e laboratórios de pesquisas, a ENGEMASA adentra ao mercado Petroquímico fornecendo fundidos estáticos em ligas de alto níquel e cromo para trabalhos à altas temperaturas. Atendendo solicitações da PQU (Petroquímica União), desenvolve tecnologia para fabricação de Tubos Centrifugados e inicia a montagem de colunas petroquímicas dentro dos mais rigorosos controles metalúrgicos de adições micro ligas, garantindo performance das mesmas para trabalhos à altas temperaturas.

A PETROBRAS e as indústrias petroquímicas nacionais passam a contar com um fornecedor genuinamente nacional capacitação para receber os desafios crescentes deste importante Setor da Economia Nacional.

Ainda na década de 90, a ENGEMASA adquire a tecnologia de fabricação de Válvulas de Segurança e Alívio e, aproveitando a capacidade de tecnologia própria de fundição, passa a ocupar posição de destaque neste segmento de mercado.

Através de contínuo intercâmbio com as melhores universidades brasileiras e institutos de pesquisa, a ENGEMASA tem completo domínio metalúrgico de seus produtos e está pronta para vencer os desafios da próxima década.

Os produtos são certificados pelo SGS, TUV e PETROBRAS, de acordo com a Norma ISO 9000.